Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fonte: Thomas Raiss
  • Fonte: Thomas Raiss
  • Fonte: Thomas Raiss
  • Fonte: Thomas Raiss

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Imagine Hollow Wood Boards

02/05/2014 -

Em  meados de 2012, um de meus filhos, surfista experiente vivendo em Margaret River na Australia, me conta, em uma conversa telefônica, que tem visto mais e mais pranchas de madeira e me incentiva a fazer estas pranchas. Durante 10 anos tive uma fábrica de artefatos de madeira especializada em móveis e esquadrias de alto padrão sob medida, surfo desde muito pequeno, e gosto de desenvolver produtos.

Pesquisei muito na internet sobre o assunto, contatando outros que já as produzem nos EUA e na Austrália, participando de blogs de pessoas que já fizeram pranchas, e decidi ir adiante, começando com a compra de alguns projetos que tinham metodologias diferentes de construção. Contatei um amigo, construtor de barcos de madeira e epóxi, com 30 anos de experiência (Conrado Becker) para me ajudar nas primeiras pranchas e outro que teve uma pequena fábrica de planadores (Arthur Ribeiro) para adaptar formas de construção aeronáutica porque um dos desafios é fazer pranchas leves, além de duráveis e obviamente dinamicamente bem resolvidas.

Aluguei um espaço dentro de uma marcenaria aonde se constrói pequenas embarcações e iniciamos a fabricação das primeiras pranchas.

Após 3 meses, construindo mesas variáveis para definir o “rocker” certo, fabricando grampos, envergando madeira, cortando compensado naval, apreendendo a laminar tecido de vidro e epóxi sob madeira colocamos na água nosso primeiro longboard que hoje serve de “outdoor” da nossa pequena fabricação.  

Pesava 16 quilos, funcionava para surfar em linha reta. Mesmo com os problemas iniciais, era bonita, e a turma surfista que tem como “point” o quiosque do Baguari da Praia Grande em Ubatuba, principalmente o Pedrão, aonde a deixei para testarem, me animaram com elogios, recomendações, criticas e decidimos partir para a próxima.

Decidimos primeiro resolver o problema de peso já que o formato da prancha seria de acordo com tipo e desejo do cliente. Em relação aos projetos que compramos, decidimos, a partir de experiência dos colegas, fabricar laminados próprios que proporcionam mais força e menos peso, testamos madeiras diversas, colas novas, vernizes especiais, com proteção solar, duros o suficiente para manter a beleza etc. 

Escolhemos dar continuidade aos testes fabricando SUPs porque o desafio estrutural é maior e o mercado para estes está abrindo e em expansão. Os preços de mercado são razoáveis e resolvendo a questão do peso e estruturais, nos longboards e outras pranchas de surf itens relacionados a estrutura também estariam resolvidos.

Após mais 5 pranchas fabricadas, testadas por amigos e em pontos de aluguel na praia, iniciamos a parte de padronização de produção e como fabricar-las a um custo razoável, compatível com a realidade do mercado. Desenvolvemos então processos que garantem que uma prancha sai exatamente como a outra em relação ao método de construção.

Nosso objetivo sempre foi fazer pranchas que funcionam no dia a dia, com baixa manutenção, beleza e facilidade na metodologia de produção para fazer pranchas sob medida para qualquer expectativa de forma rápida e econômica.

Hoje, após mais de trinta pranchas fabricadas, centenas de horas testadas sob todas as condições temos como entregar uma encomenda em 20 dias (menos se o tempo colaborar na laminação) dentro de um preço competitivo e mantendo os cuidados, uma prancha nossa poderá ser dado ao neto, de tão durável.

Surfo um dos longboards feitos por nós , entra na onda facilmente, é rápido, ágil e bom de manobras para poder curtir ao máximo as ondas e onde outros surfistas me abordam, curiosos. Os nossos longboards, como os SUPs são feitos de cedro rosa, caixeta, freijó, compensado naval, epóxi e tecido de vidro. Os longboards pesam entre 5,5 e 7 kilos, os SUPs de 9,6 pés pesam 12 quilos e um de 12 pés 15 quilos. Não são pranchas para pegar onda de uma forma restrita como as antigas que eram relativamente difíceis de manobrar mas pranchas para realmente tirar o máximo de prazer de cada onda surfada.

Desenvolvemos dois tipos de SUP, um para uso particular, mais leve, e após meses de acúmulo com experiência obtidas das pranchas utilizadas para alugar, uma linha “heavy duty”, muito resistente que apesar de mais pesados, na água são ótimos devido ao maior embalo que os fazem mais estáveis em condição de vento e marolas.

Todas as pranchas são totalmente revestidas por dentro e por fora com tecido de vidro e resina para garantir que mesmo em caso de acidente, entrada de água por alguma razão, a madeira é mantida seca e a prancha pode ser consertada para voltar as condições ideais originais. Damos garantia de 1 ano.

Mudamos a fabricação para um galpão próprio, fechado com ar condicionado e ambiente controlado, contratamos e treinamos marceneiros com décadas de experiência para garantir uma qualidade ideal e contínua. Temos condições de fabricar 18 pranchas sob medida por mês, com design variado para dar a nosso cliente uma prancha única, sem igual.

Acredito que temos um produto sem igual no Brasil e nosso comprometimento com qualidade, durabilidade, beleza e dinâmica garantem ao usuário muitos anos de prazer surfando ou remando com uma pequena obra de arte.

Procuro meios de fazer nossas pranchas conhecidas ao público e acredito que nosso trabalho realizado até hoje, nossa proposta para o futuro seja de interesse dos que amam o esporte. Estamos à disposição para ir aonde for necessário, colocar pranchas a disposição para testes, enfim, o que for preciso para deixar claro que as pranchas Imagine são um opção boa para o praticante de surf e/ou SUP que quer algo especial.

Fonte: SupClubBrasil
Texto: Thomas Raiss


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.