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Megaiates a bordo

02/11/2012 -

A empresa americana Dockwise Yacht Transport (DYT) traz uma boa solução para quem tem um megaiate e quer passar o verão nos mares do Mediterrâneo, mas não quer adicionar quase 500 horas nos motores da embarcação nem correr riscos de incidentes ao longo da travessia do oceano: despachá-lo no cargueiro Yacht Express.

A uma velocidade de até 18 nós e em, aproximadamente, 10 dias, o cargueiro transporta o iate dos Estados Unidos (Fort Lauderdale, na Flórida, ou Newport, em RhodeIsland) para a Sardenha, na Itália. E o passeio pode começar lá mesmo, na magnífica Costa Esmeralda, faixa costeira da região da Gallura, na Província de Olbia-Tempio.

Construído no Estaleiro YantaiRaffles, na China, o navio de dimensões exorbitantes — nada menos que 209 metros de comprimento, 32,2 metros de largura, 5.115 metros quadrados de convés e capacidade de carga de 5 mil toneladas — já transportou megaiates como Mi Sueno 190’ (57,91 m), Casino Royale 163'(49,70 m), Odessa 160' (48,78 m), Zoom ZoomZoom 161'(49,09 m) e o Iate Miss Rose 132’ (40,24 m).

A parte operacional é bem interessante: ao comando do capitão, o convés é inundado, consequentemente, o navio submerge. Depois, os iates se alinham e, de motor desligado, são guiados um a um a sua posição a bordo, preestabelecida mediante estudo de características físicas — forma de casco, pontos de carga, comprimento, largura e peso. Devidamente posicionadas, as embarcação são calçadas com auxílio de mergulhadores e é dado o comando para retirada da água do convés. Com o convés seco, os iates recebem escoras adicionais, soldadas.

Com todo o processo finalizado, cada embarcação torna-se um apêndice da nave-mãe e todas essas maravilhas aquáticas, seguras e prontas para qualquer tormenta, tomam o seu destino.

Mais informações: 
www.dockwise.com

Redação: Estrela Náutica


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