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Da água para a terra: a proposta do GT Tender

31/12/2018 -

Para a maioria dos proprietários, a responsabilidade de encontrar a melhor proposta de escala para o seu iate é deixado ao capitão ou representante dos proprietários. Com uma seleção tão ampla disponível no mercado - desde as clássicas propostas de limusines Riva até a estética moderna de RIB e modelos de fibra de vidro pura, como a série C-Boat -, há muitas opções. No entanto, há muito poucas propostas capazes de conduzir em terra, como o GT Tender, que foi concluído pela NZ Tenders após a insolvência do Vaudrey Miller, com sede na Nova Zelândia.


Veículos anfíbios não são novidade; na verdade, um dos primeiros, se não o primeiro, veículo anfíbio autopropulsado - o Orukter Amphibolos - foi projetado e construído pelo inventor americano Oliver Evans, já em 1805. No entanto, o GT Tender é o primeiro barco que esconde completamente suas rodas dentro do corpo do casco. Projetado por Dobroserdov Design em Mônaco, o barco de 8,5 metros sob medida, inspirado nos carros esportivos modernos, parece igual a qualquer outro carro-anfíbio quando na água. No entanto, quando desejado, as rodas podem ser desdobradas de suas câmaras e o barco pode ser conduzido a uma rampa de 15 graus ou praia a uma velocidade de até 10 km/h. "O pedido do cliente não era ter um barco anfíbio, já que ele não gosta da aparência deles, mas de o barco ter a capacidade de desembarcar", revela Dobroserdov. “Isso significaria que ele poderia ir a qualquer lugar como Mônaco, Saint-Tropez ou dizer Lago Como sem qualquer ajuda especial para tirar o barco da água.” 


Capaz de acomodar até seis passageiros, incluindo o condutor, o composto de carbono e estrutura de resina epóxi foi projetado para atingir uma velocidade máxima de 35 nós. Isto é graças a um único motor D6 Volvo, produzindo 370HP, que é conectado a uma rabeta duoprop Volvo DPH. O modelo é alimentado por um motor Kohler DKW 220 4T refrigerado a ar quando em terra. 


O barco também inclui um mini-frigorífico, lavatório, sistema de entretenimento de áudio marítimo, propulsor de proa, controle de acabamento, uma rampa telescópica de cadeira de rodas em carbono de três estágios e janelas laterais que incorporam componentes de carros. Um chuveiro de convés, bastão de esqui removível e uma escada de mergulho de fibra de carbono também foram incluídos na parte de trás do barco. 


Embora o custo do concurso não tenha sido revelado, Dobroserdov revelou que um projeto semelhante custaria em torno de $700.000,00 euros.

  



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