Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Represa do Guarapiranga
  • Moto aquática na Represa do Guarapiranga
  • Ilha da Formiga Fonte: Foto: Flávio Neto

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Gilberto Kassab, prefeito da capital paulista, proíbe uso de embarcações em 18 praias da Represa do Guarapiranga

19/11/2012 -

Assinada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), a proibição de uso de embarcações em 18 praias da Represa do Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, foi publicada no Diário Oficial em 16 de novembro. O decreto regulamenta regras para motos aquáticas e demais embarcações com o propósito de evitar a convivência livre com banhistas. Segundo o documento, o objetivo é garantir a segurança de banhistas e praticantes de esportes náuticos. A circulação de embarcações fica restrita a áreas entre 200 m e 500 m a partir da faixa de areia, com algumas exceções, como a Ilha da Formiga e a do Golf Club, onde haverá demarcação por bóias do espaço destinado às embarcações.

O decreto ainda determina locais específicos para a atracação de barcos, como a Rampa Pública, localizada na praia Terceiro Lago, no bairro de Parelheiros; a praia do Parque Náutico e a praia do Parque Nove de Julho, ambas no bairro Capela do Socorro. Praias como a do Sol, também em Capela do Socorro, que chega a atrair cinco mil pessoas em fins de semana de calor, serão destinadas apenas a banhistas. A mesma regra se aplicará à região do M’Boi Mirim, com cinco praias.

A fiscalização terá início em dezembro de 2012 e será feita pela Marinha, pela Guarda Civil Metropolitana e por fiscais das três subprefeituras responsáveis pelas praias: Capela do Socorro, M’Boi Mirim e Parelheiros. Segundo Marco Antônio Augusto, subprefeito de Capela do Socorro, o novo decreto trará mais tranquilidade a quem frequenta as praias. “O decreto vem estabelecer e dar disciplinamento a cada situação de lazer, de recreação e a cada esporte utilizado aqui na Represa de Guarapiranga.”

Este tipo de regulamentação feita pela prefeitura da capital já existe na cidade de Santos, segundo o comandante dos portos de São Paulo, o capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Ribeiro de Souza. “O plano de gerenciamento costeiro deve ser feito pelos municípios e discutido com a Marinha. Também há um convênio com as prefeituras no que se refere à fiscalização”, explica. Ainda de acordo com o comandante, a Capitania dos Portos de São Paulo está avaliando planos semelhantes feitos pelas cidades de Bertioga e Praia Grande. Também há interesse do Guarujá em traçar regras para a navegação de embarcações de esporte e recreio.

As mudanças nas regras para motos aquáticas, por exemplo, podem evitar acidentes como o que matou Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, em fevereiro de 2012, em Bertioga. A criança foi atingida pelo equipamento, pilotado por um adolescente, quando brincava na beira da água.

Saiba quais são as praias onde haverá restrição para embarcações de esporte e lazer: 

Na região da subprefeitura de Capela do Socorro:
Praia Parque da Barragem
Praia do Sol
Prainha do Restaurante
Praia Guarujapiranga

Na região da subprefeitura de Parelheiros:
Praia Paulistana
Praia Messiânica
Praia Terceiro Lago
Praia Palmeiras

Na região da subprefeitura de M’Boi Mirim:
Praia Dedo de Deus
Praia Funcionários
Praia Guaraci
Praia Riviera
Praia São Francisco


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.