Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cimitarra - Continental 50 T Fonte: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Indústria gaúcha de equipamentos e acessórios náuticos se torna o terceiro maior pólo do país

17/01/2013 -

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a indústria gaúcha foi tida como o terceiro maior pólo brasileiro de fabricação de equipamentos e acessórios náuticos — como ferragens, velas, cabos, mastros e peças de reposição —, com uma variedade que perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Em produção de embarcações de esporte e passeio, o Rio Grande do Sul fica em quarto.

Novas pessoas estão adquirindo seus barcos no Brasil impulsionando o mercado que tem potencial para dobrar de tamanho até 2020. Além deste cenário favorável, o Brasil possui mais de 7 mil quilômetros de costa e o terceiro maior espaço de águas interiores navegáveis do globo. A proporção de barco por habitantes é de 1 para 227, enquanto nos Estados Unidos é de um para 23 pessoas.

Tendo em vista a condição econômica complicada de muitas nações desenvolvidas, estaleiros internacionais passaram a procurar por novos mercados. Com esta situação, o Brasil ganhou destaque e passou a ser visto como um porto seguro, aonde alguns destes estaleiros começaram a investir em fábricas próprias ou associações com empresas locais.

Segundo levantamento da Boat Show – feira realizada anualmente em São Paulo e no Rio de Janeiro –, em 2012, o setor náutico movimentou cerca de US$ 800 milhões, correspondendo a um valor 38% maior que 2007. Com isso, o país já apresenta a maior taxa de crescimento do setor em âmbito mundial, sendo provada por uma recente pesquisa do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).


Redação: Estrela Náutica
Fonte: Caio Cigana / Zero Hora


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.