Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

F1 H20 Powerboat Fonte: Divulgação
  • F1 H20 Powerboat Fonte: Divulgação
  • F1 H20 Powerboat Fonte: Divulgação
  • F1 H20 Powerboat Fonte: Divulgação
  • F1 H20 Powerboat Fonte: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

A Fórmula 1 das águas vem para Brasília e competirá nas águas do Lago Paranoá

04/02/2013 -

Boa notícia para os brasilienses. Competição de grande porte nas águas do Lago Paranoá. Em junho, precisamente nos dias 1 e 2, se realizará a F1 H2O Powerboat Word Championship Series. Chamada também de Fórmula Náutica, o evento é a F1 das águas e será a primeira vez que o campeonato se realizará na América do Sul. A data marca o início das comemorações da Copa das Confederações.

No documento, o GDF, a Associação Brasileira de Motonáutica (Abranáutica) e a empresa realizadora do evento, Idea Marketing, se comprometem a adotar as medidas administrativas e legais necessárias para a realização da prova. “Nosso objetivo é fechar uma parceria em longo prazo para Brasília ser incluída permanentemente no circuito internacional”, destacou o governador Agnelo Queiroz. Para ele, o compromisso estende para as águas a fama que a capital federal já tem nas pistas. A cidade é a única da América Latina a receber uma etapa do campeonato.

Além do apoio do GDF e da adequação dos organizadores da competição às normas administrativas, o documento determina a divulgação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade em todas as etapas do campeonato. "A cidade foi escolhida por sua beleza e pelas condições que oferece para realizar uma prova em que os veículos alcançam mais de 250 km/h", emendou o presidente da Idea Marketing, Nicoló di San Germano.

A data é especial. Serão comemorados os 30 anos da prova. Na China, ano passado, a prova atraiu 500 mil pessoas. Por aqui, estima-se que serão 20 mil espectadores. Para tal, arquibancadas serão construídas próximo à Ponte JK, ponto principal da prova.

F1 H2O Powerboat

É a principal competição internacional de lanchas e tem regras similares à Fórmula 1. Em média, as lanchas de corrida alcançam 250 km/h. Cada corrida dura cerca de 45 minutos. É realizada em um trecho definido em lago, rio ou baía. As corridas se realizam ao longo de uma faixa de aproximadamente 350 metros. Provas de qualificação com equipamento de cronometragem decidem a formação do grid.

Na temporada de 2012, um total de 28 pilotos e 11 equipes foram inscritas com 18 barcos competindo em tempo integral. Para obter a Super Licença, os pilotos passam por um rigoroso teste de imersão, como ser amarrado em um cockpit.

O casco é do tipo catamarã com túnel que é capaz de alcançar alta velocidade e possui manobrabilidade excepcional. No geral, os barcos pesam 390 Kg, incluindo 118 Kg de motor. São 20 pés (6 metros) de comprimento e sete pés (2 metros) de largura.

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
GPS Brasília


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.