Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo Ocean Race - Lorient, França Fonte: Divulgação
  • Volvo Ocean Race - Lorient, França Fonte: Divulgação
  • Volvo Ocean Race - Lorient, França Fonte: Divulgação
  • Volvo Ocean Race - Lorient, França Fonte: Divulgação
  • Volvo Ocean Race - Rota oficial Fonte: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Volvo Ocean Race: Lorient é a última cidade a ser escolhida e será a penúltima stopover

10/04/2013 -

Em 8 de abril, nesta segunda-feira, a última cidade escolhida como stopover da edição 2014-15 da Volta ao Mundo foi anunciada pela organização da Volvo Ocean Race, será a Loriente, na França. A cidade será a penúltima parada da regata que terá nove meses de duração percorrendo quase 40 mil milhas e passando por 10 cidades-sede – sendo duas no Brasil, Itajaí e Recife – de nove países: Espanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, China, Nova Zelândia, Estados Unidos, Portugal, França e Suécia.

A 12ª edição da Volvo Ocean Race começará no dia 4 de outubro de 2014, quando os barcos disputarão a primeira In-port Race (regata do porto) em Alicante, na Espanha. A aventura terminará no dia 27 de junho de 2015, em Gotemburgo, na Suécia, também com uma prova no local.  A distância exata do percurso será de 39.895 milhas náuticas, o que equivale a 73.886 quilômetros.  Os novos barcos de design único, os Volvo Ocean 65, irão passar por condições extremas, como a perna entre Recife (Brasil) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

O CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, disse que o percurso não será dos mais fáceis. "Todos os velejadores certamente vão gostar desse desafio. As condições serão desafiadoras entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos pelos mares do sul. Talvez seja a perna mais difícil dos 40 anos de história da Volta ao Mundo”.

Frostad descreveu o percurso da Volvo Ocean Race como “um desafio enorme” para os velejadores. "A perna de Recife para Abu Dhabi será uma das mais interessantes. As equipes irão cruzar a linha do Equador por duas vezes, pegando situações diferentes da largada até a chegada. Depois teremos mais desafios, principalmente no contorno do Cabo Horn no caminho da Oceania ao Brasil. De Newport, nos Estados Unidos, a flotilha segue viagem de volta por meio do Atlântico para um sprint final com três paradas fantásticas na Europa,” conta o CEO.

"Será uma mistura perfeita das novas paradas com as antigas. Teremos a estreia de Recife, por exemplo, e as já conhecidas Abu Dhabi, Sanya, Itajaí, Lisboa e Lorient. No percurso vamos passar por cidades com tradição na vela como Auckland e Newport. Além disso, nós teremos um início em Alicante e um final em Gotemburgo. Meu único arrependimento é não navegar em um dos barcos," comenta Frostad.

Lorient – França

A cidade francesa receberá os barcos que sairão de Lisboa (Portugal) em junho. A travessia será curta (647 milhas náuticas) e deverá ser completada em poucos dias. Depois, a flotilha parte para o destino final, na sueca Gotemburgo.

Lorient fica na costa oeste da França e sediou a regata pela primeira vez em 2011-12. A equipe local, batizada de Groupama, venceu a perna e a In-port Race para alegria dos fãs, e o barco francês comandado por Franck Cammas faturou o título da edição passada.

"Lorient é a capital francesa da vela e o retorno que tivemos na última regata foi fenomenal para a escolha", disse Knut Frostad. "A cidade francesa será destaque nessa edição e será um prazer voltar. As pessoas são bem informadas sobre o esporte,” completou.

As distâncias

Os novos modelos Volvo Ocean 65 partem de Alicante (Espanha) diretamente para Recife (Brasil) num percurso de 3.421 milhas náuticas. Do nordeste brasileiro, as equipes terão pela frente a maior distância dessa edição: 9.707 milhas náuticas até Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Depois da parada árabe, é a vez dos barcos seguirem em direção a Sanya (China). Serão mais 4.670 milhas náuticas.

Como na edição passada, os barcos deixam Sanya em direção a Auckland (Nova Zelândia), enfrentando 5.264 milhas náuticas. A partir da chamada ‘Cidade das Velas’, a flotilha volta ao Brasil, agora para Itajaí, numa travessia de 6.776 milhas náuticas. Da região sul do Brasil, a Volvo Ocean Race segue para a América do Norte pelo Atlântico: para chegar em Newport, Rhode Island (Estados Unidos), serão necessárias 5.010 milhas náuticas. As equipes voltam a atravessar o Atlântico para Lisboa (Portugal) em 2.800 milhas náuticas e depois para Lorient (França). A parte final será até Gotemburgo (Suécia) em 1.600 milhas náuticas.

A rota completa da circum-navegação soma aproximadamente 40.000 milhas para a frota de novos veleiros One Design 65 pés e a competição irá durar nove meses, com escalas nas seguintes datas:

Alicante (Espanha)
Regata do Porto: 4 de outubro de 2014
Largada para próximo destino: 11 de outubro de 2014
Distância da perna para Recife (Brasil): 3.421 milhas náuticas

Recife (Brasil)
Regata do Porto: 8 de novembro de 2014
Largada para próximo destino: 9 de novembro de 2014
Distância da perna para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos): 9.707 milhas náuticas

Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Regata do Porto: 2 de janeiro de 2015
Largada para próximo destino: 3 de janeiro de 2015
Distância da perna para Sanya (China): 4.670 milhas náuticas

Sanya (China)
Regata do Porto: 7 de fevereiro de 2015
Largada para próximo destino: 8 de fevereiro de 2015
Distância da perna para Auckland (Nova Zelândia): 5.264 milhas náuticas

Auckland (Nova Zelândia)
Regata do Porto: 14 de março de 2015
Largada para próximo destino: 15 de março de 2015
Distância da perna para Itajaí (Brasil): 6.776 milhas náuticas

Itajaí (Brasil)
Regata do Porto: 18 de abril de 2015
Largada para próximo destino: 19 de abril de 2015
Distância da perna para Newport (Estados Unidos): 5.010 milhas náuticas

Newport (Estados Unidos)
Regata do Porto: 16 de maio de 2015
Largada para próximo destino: 17 de maio de 2015
Distância da perna para Lisboa (Portugal): 2.800 milhas náuticas

Lisboa (Portugal)
Regata do Porto: 6 de junho de 2015
Largada para próximo destino: 7 de junho de 2015
Distância da perna para Lorient (França): 647 milhas náuticas

Lorient (França)
Regata do Porto: data ainda não definida
Largada para próximo destino: data ainda não definida
Distância da perna para Gotemburgo (Suécia): 1.600 milhas náuticas

Gotemburgo (Suécia)
Regata do Porto: 27 de junho de 2015
Distância total da Volvo Ocean Race 2014-15: 39.895 milhas náuticas

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Volvo Ocean Race

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.