Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architect Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts
  • Ghost G180F - Feadship e De Voogt Naval Architects Fonte: Ghost Yachts

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Ghost Yachts apresenta Ghost G180F, a evolução do projeto G180

16/05/2013 -
Graças a uma recente parceria com o estaleiro holandês Feadship e o escritório De Voogt Naval Architects, Ghost Yachts apresenta o design de um novo mega iate, o Ghost G180F.

Criado por Björn Moonen há alguns anos atrás, Ghost Yachts tem o propósito de fornecer alternativas para o mercado de mega iates abaixo de 500 toneladas. Moonem, um holandês apaixonado por iates e marketing, também foi fundador da Moyaco, uma empresa de marketing especializada em super iates. Enquanto pesquisava as tendências do mercado ao redor do mundo e as comparava com as solicitações recebidas pelos construtores, constatou uma lacuna e, nela, uma oportunidade. Um iate de 180 pés (55 metros) semi personalizado equipado com boas suítes seria uma solução para a procura frustrada de muitos ao redor do globo.

Em 2008, com a crise econômica mundial afetando a todos, viu neste projeto uma luz, contudo já estava próximo demais ao Monaco Yacht Show. Sob pressão na época, Moonen conta: “Fiquei pensando sobre o conceito e tentando imaginar qual seria o iate mais adequado para desenvolver”. Foi então que formou a Ghost Yachts e revelou o primeiro projeto conceito em dezembro de 2009, o modelo G180. O projeto do super elegante iate enfatizou as boas áreas de convívio e minimizou os custos de propriedade devido ao menor peso e assim, menor consumo de combustível. Em conjunto e de forma bem sucedida, casou a idéia de menor largura com maior comprimento. Não é uma tarefa fácil fazer um iate de 180 pés ficar abaixo de 500 toneladas e ainda oferecer os padrões de conforto que os compradores esperam.

O projeto evoluiu e chegou a um híbrido conceito, o G180H, que foi apresentado no final de 2010. Porém, sua estrutura básica foi usada para um novo projeto que ficou conhecido como  G180V que foi desenvolvido em conjunto com Feadship e De Voogt Naval Architects em 2012.

Naquele momento, Moonen disse, “Precisamos traduzir as idéias em uma plataforma edificável. É uma grande tarefa que requer muita tecnologia, habilidade e, mais do que tudo, experiência. Como não queríamos o compromisso em termos de construção, ficou bem claro que a Feadship era a construtora a quem deveríamos recorrer. Além de sua qualidade ser reconhecida mundialmente, a empresa apresentou incessantes propostas de inovação, o que nos fez sentirmos em casa”. Nessa parte, a empresa realmente foi atingida pelo design e pensamento criativo por traz da Ghost Yachts. “Feadship possui seu próprio departamento de design e, ao mesmo tempo, temos uma longa história de trabalho com outros bem sucedidos projetistas de exterior”, explicou Ronno Schouten, responsável pela área de design da Feadship. “Obviamente, a aparência exterior precisa estar de acordo com os padrões técnicos que a Feadship aplica a suas construções, o que torna importante o nossa envolvimento desde o primeiro estágio. O projeto da Ghost Yachts possui um design impressionante por sí só e é um exemplo de benefícios que um trabalho junto a outro inovador pode trazer”.

Mesmo que o Ghost G180V fosse uma plataforma passível de construção, nenhuma das partes estavam satisfeitas. O que as motivou a desenvolver o Ghost G180F e,  Moonen conta, “Queríamos ver o que seria possível dentro das limitações de um 500GT em termos de espaço interior, desempenho e eficiência”, adicionando isso chegaram a “um extenso design espiral que exigiu muita precisão”. Por mais que o mega iate carregasse o elegante estilo da Gloss Design, assim como o conceito anterior de mesmo tamanho, a similaridade terminava aí.

Uma das mudanças mais significativas, de acordo com Moonen, é o casco. Enquanto o G180V é baseada na forma de casco de deslocamento rápido e possui um perfil operacional misto entre cruzeiro de longo alcance e corridas ocasionais em alta velocidade, o G180F focou no sustento de altas velocidades. “O iate possui um formato complexo que é a mistura de casco plano com seções ‘round-bilge’”, explica Moonen e acrescenta: “O modelo F é um quinto mais leve, tem 30% a menos de potência e ainda sim, consegue ser mais rápido que o V”. Este mega iate – todo em alumínio – possui motores menores que outros iates de mesmo tamanho. Com uma potencia de 6.920 hp produzida por 2 motores MTU 12V 4000 M93L a diesel, o G180F chega a 29 nós (53,7 km/h) de velocidade máxima e, com uma autonomia de 4 mil milhas náuticas (7408 km) a 11 nós (20,4 km/h), em cruzeiro.

Seu interior, projetado por Alberto Vismara, possui uma decoração minimalista. Materiais como pedras preciosas, alumínio e outros metais adornam as superfícies desse mega iate que possui 9,3 metros de largura (boca). Com uma boa capacidade de acomodação, dez pessoas poderão aproveitar todas as dependências cuidadosamente assessoradas por uma tripulação de 8 pessoas mais o capitão.

Redação Estrela Náutica
Fonte: Ghost Yachts



Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.