Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs
  • Luiz de Basto - Quartz Fonte: De Basto Designs

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Luiz de Basto cria o conceito Quartz com amplos painéis de vidro que trazem inúmeros benefícios

07/06/2013 -
Enquanto vidros são usados de forma comum em outros projetos e modelos de super iates, Luiz de Basto – De Basto Designs situado em Miami, Flórida (EUA) – levou seu uso a um diferente extremo em seu novo conceito de design, apropriadamente chamado Quartz. O super iate de 180 pés (55 metros) possui o convés superior envolvido por uma estrutura com formas acentuadas preenchidas com grandes painéis de vidro, o que traz à tona o formato de um quartzo com suas bordas e transparência.

De Basto não quis ser apenas diferente, sua intenção foi trazer ao potencial proprietário um prazer acima do comum em aproveitamento e interação com o ambiente marinho e, cada elemento ter um propósito concreto. “Eu estava interessado em explorar a relação entre o casco e a superestrutura evitando a aparência comum que vemos em tantos iates de hoje em dia. Para mim, design de iate nunca é questão de estilo, é questão de arquitetura e tecnologia trabalhando juntas perfeitamente, alcançando o tipo de resultados que podemos apreciar em uma espada de samurai ou um iPhone”, explicou De Basto.

Devido as suas propriedades térmicas, De Basto aponta o desenvolvimento de vidros de alta performance dando como exemplo aqueles usados nos inúmeros arranha-céus, residências de luxo e outras estruturas. Seu uso também se faz para reduzir o brilho e raios UV. Isso o inspirou a utilizá-los em seu projeto, mesmo sabendo que pode vir a ser um desafio para os estaleiros que, por sua vez, não estão familiarizados com a sua aplicação em iates. Contudo, De Basto ainda acredita que os desafios não sejam insuperáveis e ressalta a importância de sua aplicação podendo se tornar o grande atrativo para um proprietário que deseja um iate distinto. Para o Quartz, ele prevê painéis duplos do chão ao teto, sendo em algumas áreas reguláveis e, principalmente, com espaço suficiente entre eles para a inclusão de persianas visando mais conforto e privacidade para as pessoas. O designer ressalta que o vidro tratado deve reduzir o calor do sol em mais de 65%, o que resulta na redução do consumo de ar condicionado e, por conseqüência, consumo de energia e combustível pelos geradores.

Ainda mais notável, são os painéis em volta da estrutura em formato de quartzo que deslizam possibilitando a ampliação do ambiente tornando mais acessível às sacadas laterais, assim como ao lounge de popa no deque superior. Prestando atenção na porção frontal da estrutura, notará a ponte de comando com ampla visão do horizonte ante os painéis inclinados à frente, assim como os verticais nas laterais. Os equipamentos foram instalados em uma versátil e estilosa estrutura em harmonia com a temática do projeto. Em adicional, os ângulos dos painéis deram a De Basto a idéia de transformar a área em uma espécie de clarabóia, criando um átrio para o convés principal, o que resultou em uma região com 3 metros de altura. No convés principal, encontram-se mais painéis de vidro em torno do salão e à suíte do proprietário.

Quanto a conexão com o ambiente marinho, o designer resolveu incorporar características que ele recentemente criou para um modelo de 63 pés chamado Top Deck que inicialmente era um conceito, mas logo se tornou um contrato com a Astondoa Yachts, localizada na Espanha. A plataforma de popa é margeada por painéis rebatíveis. Uma vez ancorado, o iate pode ter os painéis abaixados revelando as escadas que dão acesso ao convés principal, alem de criar um enorme beach club. Ao todo, ganha-se 65 metros quadrados de área útil.

Quartz é previsto com quatro suítes de hóspedes. O tamanho da embarcação pode ser maximizado ou diminuído, porém existem algumas características que não podem ser mudadas como a escada dedicada à tripulação. Ela liga os quartos da tripulação, à cozinha do convés principal e a ponte de comando no convés superior.

Outros atrativos, como o lounge com piscina no convés superior na proa que surge da abertura de plataformas e, logo abaixo, a garagem com espaço para lanchas e brinquedos aquáticos completam o entretenimento proporcionado aos hóspedes. Já o flybridge, este é coberto em parte por uma estrutura rígida proporcionando maior bem estar e proteção, o que torna a área bem atrativa para momentos de reflexão e socialização ao ar livre dispondo de bar seco, espreguiçadeiras e sofás.

Redação Estrela Náutica
Fonte: De Basto Designs


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.