Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benetti Yachts - Ocean Paradise (FB 263) Fonte: Benetti Yachts
  • Benetti Yachts - Ocean Paradise (FB 263) Fonte: Benetti Yachts
  • Benetti Yachts - Ocean Paradise (FB 263) Fonte: Benetti Yachts

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Benetti Yachts apresenta Ocean Paradise, um super iate com 55 metros

15/07/2013 -

O super iate Ocean Paradise (FB 263), do estaleiro iataliano Benetti Yachts, foi recentemente lançado em Livorno, Itália. O megaiate vai estrear com sua avant-premiere mundial no próximo Monaco Yacht Show 2013, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro.

Construído em alumínio e aço, essa embarcação de 55 metros é baseada em uma consolidada e testada plataforma Benetti, rica em conteúdos inovadores, especialmente no que diz respeito ao particionamento, design de interiores, decoração e montagem externa.

Com Ocean Paradise, Benetti dá mais uma prova de capacidade exclusiva na interpretação e adaptação às solicitações do proprietário. Muitos elementos tornam este iate um exemplo de soluções personalizadas de última geração: desde os móveis até o plano de iluminação altamente elaborado, com o uso de soluções arquitetônicas inovadoras e com uma combinação de ambos os materiais transparentes e opacos, que enfatizam a relação tradicional com o mar, ou um maior “olhar e sentimento” contemporâneo. Tudo isso é coordenado e gerido pela BEST 
(Benetti Exclusive Sea Technology), que faz uso do sistema de domótica comprovado e adotado pelo estaleiro a bordo de vários megaiates sendo muito apreciado pelos proprietários e tripulantes.

Muitas dessas inovações a bordo da Ocean Paradise foram desenvolvidas por técnicos e designers do estaleiro, com base em solicitações específicas do proprietário - um jovem empresário dinâmico de Singapura - que sempre foi intimamente envolvido nas fases de concepção e construção.

A Benetti Ocean Paradise também foi concebida para atender as atividades de fretamento, mas apesar disso é caracterizada por vários elementos notáveis, como as soluções pesquisadas em designs que garantem a comunicação entre os ambientes adjacentes e, especialmente, com o mar, mesmo enquanto se relaxa no salão principal ou na área de refeições. Isto foi obtido pelo intenso estudo e desenvolvimento da altura dos elementos opacos, e a adoção de plexiglass e materiais de cristal em janelas do chão ao teto no salão.

Minimalista, mas nunca frio, e sempre ligada ao mar, estas foram algumas das orientações dadas pelo proprietário para o desenvolvimento deste projeto. A equipe de designers de interior e exterior da Benetti interpretou os desejos do proprietário, trazendo-a para uma fusão ideal, técnica e estéticamente para pontos de vista funcionais.

Há quatro suítes de hóspedes, todas localizados no convés inferior, com acesso a partir de um hall central ligado ao saguão principal da plataforma. Cada suíte tem seu próprio banheiro espaçoso e a vista para o mar é garantida por amplas vigias. A privativa do proprietário é localizada na parte da frente da plataforma principal, e estende-se por toda a largura do barco. Este ambiente, tanto em tamanho e posição, também é exclusivo nos aspectos de extensa área de banho e um terraço lateral (varanda). Aqui, como no resto do megaiate, um intenso estudo pela equipe de design resultou na atmosfera ideal de iluminação que inclui o uso de LED e LED RGB, habilmente escondidos no revestimento e gerenciados pelo BEST, exclusivo sistema Benetti.

A luz é de primordial importância em todo o projeto da Ocean Paradise, tanto a luz natural, filtrada através de amplas aberturas na estrutura do iate, além de soluções transparentes, tais como a clarabóia de cristal, e a luz artificial, com temperatura controlada para coincidir com a luz natural.

Especial atenção foi dada para as passagens usadas pelo proprietário, os hóspedes e a tripulação, habilmente separadas, mas sempre capazes de garantir um serviço rápido por parte do pessoal de todas as áreas privadas e compartilhadas.

Existem inúmeras soluções adotadas para explorar os espaços e volumes projetados para garantir conforto e contato com o mar. A bordo da Ocean Paradise, uma solução é o espaço de praia na popa com áreas de relaxamento adjacentes e zona de serviços coberta, além de grande plataforma.

Para criar uma área ao ar livre, ainda oculta e independente do tender e da área de  brinquedos e refeições infantis, os designers Benetti desenvolveram um sistema de aberturas laterais, que se completa com uma plataforma para atracação de jet-skis ou do customizado tender de 6,2 metros guardado dentro da garagem.

A embarcação de salvamento tem uma casa em sua própria garagem escondida da vista dos convidados e protegida dos mares. Os jet-skis são montados na proa em uma área separada, mas que oferece uma vista tentadora do circuito utilizado pelo proprietário e seus convidados.

O proprietário, que também tem interesse em design de interiores, foi um participante muito ativo na concepção do ambiente secundário com o objetivo de criar um ambiente natural e relaxante, envolvido por jardins Zen aparentes, com a intenção bem suscedida de difundir a serenidade perceptiva. Ao trazer o verde natural das plantas a bordo, foram utilizadas superfícies transparentes que funcionam como vitrines e aberturas de luz natural para o interior. Dessa forma, a Ocean Paradise ganha uma atmosfera particularmente eclética.

Para seu megaiate o proprietário encomendou detalhes especiais como as alças da porta de armários (projetadas pelo vencedor de um concurso de design), interruptores de luz, luminárias, portal automático e painel de travas, costuras cromáticas contrastantes em couro, interiores de couro para armários, e as muitas áreas de armazenamento "escondidas" perfeitamente integradas entre os vários ambientes.

O motivo do design de cada área, até mesmo o menor e menos visível detalhe, foi personalizado pelo proprietário para assegurar a coerência com a inspiração de todo o projeto. Isto também é comprovado no convés superior, onde se encontra uma piscina de tamanho grande, com cachoeiras no terraço e mobiliários que sugerem ambientes naturais e facilitam a visão ao mar. Há também um ginásio no terraço que domina o oceano, e um mini-bar com DJ console.

Tecnicamente, Benetti Ocean Paradise (FB263) mantém uma configuração clássica: casco de deslocamento de aço, com um deslocamento de 651 toneladas e 710 de arqueação bruta, dois motores CAT 3512C (1.765 kW) com 2367 cavalos de potência, o que sempre garante um desempenho melhor e eficiência de navegação em cada velocidade. A autonomia é de 4.000 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro econômica de 12 nós, com uma velocidade máxima facilmente acessível de 17 nós e uma velocidade de cruzeiro rápida de 15,5 nós usando 85% da potência de propulsão disponível.

A Ponte está totalmente equipada com a "Ponte Integrada" (tecnologia Benetti), permitindo que a tripulação possa monitorar de forma rápida e fácil todos os sistemas de bordo, garantindo segurança e acesso fácil à reparação quando necessária. Usando telas sensíveis ao toque, o sistema exibe o estado de todos os sistemas de bordo, gerenciamento de alarmes e monitoramento de funções. Da Ponte a tripulação tem o controle completo do super iate e é imediatamente informada de qualquer mau funcionamento, mesmo em áreas remotas.

Este avançado sistema, adaptado por Benetti, também permite o monitoramento dos sistemas de AC para racionalizar o consumo de energia, enquanto em andamento, em diferentes condições atmosféricas.

A Ponte tem também elementos de design moderno, bem como alguns clássicos na forma da costura no trabalho em couro, para complementar a tecnologia avançada. Totalmente revestido em couro com costuras contrastantes e várias configurações diferentes de iluminação, a caminhada em torno do console de instrumentos e mesa de cartas (separada) faz a Ponte parecer uma peça de design única. O exterior da casa do leme permite o acesso ininterrupto a partir da estação da asa de onde o capitão tem uma excelente visibilidade para as operações e serve também como uma sala de estar da tripulação.

Redação Estrela Náutica
Fonte:
Benetti Yachts


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.