Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Projeto Grael ensina jovens de Niterói a velejar e preservar a natureza

22/08/2013 -

A Baía da Guanabara, no Rio, é palco para crianças e jovens aprendem mais do que apenas velejar e construir barcos. Em meio a grandes embarcações dispostas na água todos os dias os jovens cariocas conseguem ter outras perspectivas para suas vidas. O Projeto Grael, tem mostrado novos horizontes aos pequenos.

Os jovens velejadores de Niterói são alunos do Projeto Grael, eles aprendem na água, mas também em terra. Os meninos chegam em terra firme para uma atividade que tem tudo a ver com o esporte que eles praticam na água. A missão é cuidar do meio ambiente.

Na Praia do Morcego, na Baía de Guanabara, a turma se divide e começa a limpeza. Cuidar da natureza é uma das atividades do projeto, que tem entre seus fundadores os irmãos medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael. “Os que estudam de manhã estudam à tarde e os que estudam à tarde fazem de manhã. Então, para os pais é uma tranquilidade. Eles estão aqui, estão atendidos”, explica Christa Grael, gerente executiva do projeto.

Os alunos podem fazer várias oficinas ligadas ao esporte. Uma delas é a de fibra de vidro, eles aprendem a construir os barcos - do pequeno ao grandão. Sob as orientações de Jaqueline Santuchi, instrutora que já foi aluna. “Eu quis saber consertar, saber construir uma peça em fibra”.

Alex Sandro Carvalho, o ‘Peu’ para o pessoal, conheceu o projeto por acaso, há 12 anos. E fez todas as oficinas profissionalizantes: “Mecânica, carpintaria naval, fibra de vidro, meio ambiente, meteorologia”, enumera. Os ventos da Baía de Guanabara conduziram o barco e apontaram um rumo para Alex, hoje competidor de iatismo e instrutor do projeto. “Para mim, praia era só curtição, pegar sol, mergulhar. Conheci o Projeto Grael, consegui ter a amplitude de oportunidade que a vida oferece”, explica Alex.

Cambar, caçar a vela, dominar o leme: com o empenho vai ficando tudo fácil, natural. “Eu pretendo, quando eu crescer, ser um bom velejador”, conta Pablo Nunes Meirelles, de 11 anos.

Fonte: Programa Bom dia Brasil

Edição: Estrela Náutica


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.