Uma forma de renovar o seu barco, principalmente o casco, é com a revitalização, que é um processo não só de embelezamento, mas de limpeza e proteção da embarcação, como Ary e Rodrigo, da Wish nos contaram. O procedimento todo pode ser feito em quatro dias, dependendo do tamanho do barco.
De início é feito a limpeza do casco, incluindo a retirada de cracas caso o barco fique na água, e depois é feito um lixamento que já ajuda a retirar partes onde o casco estiver amarelado por estar exposto ao tempo e ao sol. Esse lixamento é feito em quatro etapas e depois começa o polimento para tirar as marcas de lixa e também dar um acabamento para esse processo de descontaminação. Ao longo dos dias também é feita a pintura do fundo com tinta venenosa.
Ao mesmo tempo, há uma equipe iniciando a parte interna do barco, onde é feita uma higienização, que inclui limpeza de convés e móveis, hidratação do couro. Ela normalmente é feita a partir do camarote na proa, passando pelos outros, salão, terminando ao final da casaria. Os banheiros são deixados por último, porque os produtos usados demoram mais tempo para agir. E para finalizar esta etapa, é feita a limpeza e tratamento da teca.
Nesse mesmo tempo, há uma equipe trabalhando nos vidros do barco, tanto no para-brisa, quanto nas janelas laterais, onde em momento algum é usado lixa. Toda a sujeira e a chuva ácida é retirada com produtos específicos para não danificar os vidros. Depois é feita uma cristalização.
Todo o processo é feito de frente para trás e uma vez que todas as equipes se encontram na popa, é feita uma lavagem completa do barco, para poder iniciar a fase de detalhamento, onde é feita a limpeza de toda a parte de ferragem e inox, incluindo a âncora e os pega-mãos. Só então é feita a vitrificação.
Principal parte da revitalização
Esta é uma das principais etapas da revitalização, porque é quando o casco recupera seu brilho. A vitrificação forma uma película de vidro que não só deixa a embarcação com um aspecto renovado, mas também ajuda a proteger o casco e todas as partes em fibra, mesmo que sejam internas. No entanto, ela não é feita em superfícies onde se pisa, porque a camada pode craquelar e ferir, além de tornar a área escorregadia, porque a vitrificação é hidrorepelente.
Uma vez que todas os procedimentos foram finalizados, incluindo a aplicação do propspeed e a recolocação de tudo que foi retirado do barco, a equipe faz uma última verificação completa, para se certificar que nenhuma área tenha ficado imperfeições. Um detalhe que deve ser destacado é que todos os produtos usados são ecoeficientes, portanto não danificam o meio ambiente.
Fonte: boatshopping.com.brColaboração: wishesteticaautomotiva.com.br