O que é o Arrais?
O Arrais Amador é a primeira categoria de habilitação náutica, para quem deseja pilotar uma embarcação de esporte e recreio, exceto moto aquática.
Mas moto aquática (Jet ski) não é uma embarcação?
Tecnicamente, sim! Mas suas particularidades são tão específicas em relação aos outros tipos de embarcação que a Marinha decidiu tratá-la separadamente, criando, inclusive, uma norma específica para as motos aquáticas, o NORMAM-212.
Então, independentemente da sua habilitação pretendida (arrais, mestre ou capitão amador), se você quiser pilotar também uma moto aquática, será necessário agregar a categoria motonauta a sua habilitação; ou se você quiser pilotar apenas a moto aquática, basta passar que processo que descreveremos mais adiante.
Carteira de habilitação náutica no Brasil
No Brasil quem define isso é a Diretoria de Portos e Costas (DPC), que decidiu separar as categorias doa amadores de acordo com classificação da área de navegação da embarcação, que por sua vez está dívida em:
ÁREA DE NAVEGAÇÃO | DESCRIÇÃO | HABILITAÇÃO MÍNIMA NECESSÁRIA |
NAVEGAÇÃO INTERIOR | aquela realizada em águas consideradas abrigadas ou parcialmenteabrigadas. As áreas de navegação interior serão subdivididas nos seguintes tipos:Área 1 – áreas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais.Área 2 – áreas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondascom alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais comovento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações. | ARRAIS AMADOR |
NAVEGAÇÃO COSTEIRA | aquela realizada dentro dos limites de visibilidade da costa atéa distância máxima de 20 milhas náuticas | MESTRE AMADOR |
NAVEGAÇÃO OCEÂNICA | aquela considerada sem restrições e realizada além das 20milhas náuticas da costa | CAPITÃO AMADOR |
Para se habilitar como amador é necessário ter no mínimo 18 anos e atender aos requisitos e processos de acordo com a categoria pretendida.
CATEGORIA PRETENDIDA | REQUISITOS | PROCESSO |
MOTONAUTA (MTA) | Idade mínima 18 anos completos | Aula prática e teórica ministrada por Escola Náutica cadastrada na Marinha. Passar em exame teórico na Marinha |
ARRAIS AMADOR (ARA) | Idade mínima 18 anos completos | Aula prática e teórica ministrada por Escola Náutica cadastrada na Marinha. Passar em exame teórico na Marinha |
MESTRE AMADOR (MSA) | Idade mínima 18 anos completos e Ser Arrais Amador (ARA) | Passar em exame teórico na Marinha |
CAPITÃO AMADOR (CPA) | Idade mínima 18 anos completos e Ser Mestre Amador (MSA) | Passar em exame teórico na Marinha |
O interessado em tirar a Carteira de Arrais deverá se inscrever em um curso ministrado por uma escola náutica cadastrada e homologada pela Marinha do Brasil. Apenas estas Entidades Náuticas (ETN) podem emitir o atestado de embarque. Documento indispensável no processo de inscrição para prova teórica na Marinha. Durante o curso de arrais amador, o aluno terá aulas teóricas e práticas, que de acordo com a NORMAM-211 obrigatoriamente totalizarão 6 (seis) horas de aula, no mínimo. Sendo, 4 horas de aula prática navegando e 2 horas de aula teórica em ambiente náutico (marina, berço ou atracado). Mas como o tema e seu conteúdo são muito extensos, uma boa escola deverá disponibilizar também material didático próprio, simulados e aulas teóricas complementares.
Além disso, o interessado deverá preparar sua documentação, recolher taxa da marinha, efetuar sua inscrição para prova teórica, realizar e ser aprovado na prova.
Uma boa escola além das aulas teóricas e práticas, costuma cuidar de toda a parte burocrática para o aluno (interessado, como é tratado pela marinha), restando a ele apenas participar das aulas, estudar e comparecer a prova na capitania, agência ou delegacia (CP/AG/DL) de sua jurisdição, que é definida de acordo com o endereço de residência do interessado.
Uma vez escolhida a escola náutica (ETN) com quem você deseja realizar o seu treinamento, caso opte por cuidar pessoalmente do seu processo após a aula prática, você deverá realizar o agendamento eletrônico na Organização Militar (OM) em que irá realizar a prova e comparecer com a seguinte documentação:
- REQUERIMENTOS ESPECÍFICOS – definidos em norma (NORMAM-211 para arrais, mestre e capitão amador; NORMAM-212 para motonauta – pessoa interessada em pilotar moto aquática)
- DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO – CNH, RG ou carteira de classe (OAB, CRM, CRMV, CAD, etc.) dentro da validade.
- ATESTADO MÉDICO – que deve possuir formato específico e ser apresentada a via original com assinatura e carimbo contendo CRM do médico e ser apresentado quando o interessado possui alguma restrição, não possui CNH ou a CNH está vencida. O atestado médico só é necessário caso a sua CNH esteja vencida.
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA – que pode ser cópia de conta de consumo com no máximo 30 dias desde o seu vencimento.
- GRU – Guia de recolhimento da União do serviço de exame para amadores
- ATESTADO DE EMBARQUE – emitido por ETN cadastrada e homologada na marinha. Necessário apenas para quem vai realizar exame de habilitação para as categorias Arrais Amador e/ou Motonauta.
Caso você opte por utilizar um despachante ou representante legal para efetivar a sua inscrição para o exame de amador, será necessário também:
- PROCURAÇÃO PARA FINS ESPECÍFICOS – necessário apenas quando ETN ou despachante forem realizar o serviço representando o interessado.
Como funciona a prova?
Uma vez inscrito, a dinâmica da prova varia de categoria para categoria.
- MOTONAUTA – o exame para motonauta é composto por 20 questões, sendo necessário que o interessado acerte pelo menos 50% (10 questões) para ser aprovado.
- ARRAIS AMADOR – o exame para arrais amador é composto por 40 questões, sendo necessário que o interessado acerte pelo menos 50% (20 questões) para ser aprovado.
- MESTRE AMADOR – o exame para mestre amador é composto por 40 questões, sendo necessário que o interessado acerte pelo menos 50% para ser aprovado. Entretanto a quantidade de questões certas necessárias para aprovação varia de acordo com o peso da questão, pois a prova de mestre amador é composta por 4 (quatro) questões que valem 1.15 pontos e 36 (trinta e seis) questões que valem 0.15 pontos.
- Capitão amador – o exame para capitão amador é composto por 40 questões, sendo necessário que o interessado acerte pelo menos 50% para ser aprovado. Comenta-se que o candidato não deve zerar nenhuma das disciplinas para ser aprovado.
Quanto tempo vale uma carteira habilitação náutica (CHA)?
Isso depende da sua idade no momento da emissão e/ou renovação:
- Se você tem entre 18 e 64 anos sua habilitação terá um prazo de validade de 10 (dez) anos.
- Se você já tem 65 anos, sua habilitação terá um prazo de validade de 5 (cinco) anos.
Quanto tempo leva para eu “tirar” a minha carteira habilitação náutica (CHA)?
Isso depende da sua disponibilidade, mas de forma geral, o tempo de emissão gira em torno de dois meses entre a inscrição em um bom curso, aula prática, exame e emissão da habilitação.
Eu vou receber a minha carteira habilitação náutica (CHA) impressa?
De uma forma geral, não! Assim como muitas instituições que acompanha a evolução da tecnologia e as necessidades da população, a Marinha também está se digitalizando, dessa forma, sua CHA será entregue digitalmente no aplicativo GovBr. Você também pode exportá-la e imprimir se preferir.
Existem também casos especiais e exceções em que a marinha emite a CHA impressa, mas de uma forma geral a resposta é que sua CHA ficará disponível na sua carteira de documentos do App GovBr.
O que vai cair na minha prova teórica?
O conteúdo da prova por é definido em norma (MORMAM-211 e NORMAM-212) e varia de acordo com a categoria. Porém, convém ressaltar que assuntos tratados em categorias inferiores, sempre estão sujeitos a aparecer nas categorias superiores; ou seja, em um exame para Capitão Amador poderão ser cobrados além conhecimentos específicos desta categoria, também os conhecimentos de arrais e mestre amador.
Arrais- Amador – ARA
No curso de Arrais-Amador, será ministrada aula teórica com os seguintes pontos:
- Nomenclatura náutica;
- Normas e leis de trânsito no mar;
- Primeiros Socorros;
- Combate a incêndio;
- Regras de governo / condução de embarcações;
- Introdução às cartas náuticas;
- Conhecimentos básicos sobre:
- marés;
- meteorologia;
- estabilidade de embarcação
- Conhecimentos do sistema de comunicação móvel marítimo em VHF;
- Sistema de balizamento IALA-B;
- Símbolos e abreviações utilizados em cartas e publicações náuticas;
- Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto no 2596/98) e NORMAM-211/DPC
Mestre Amador – MSA
Para ser habilitado na categoria Mestre Amador, é necessário que seja habilitado na categoria Arrais-Amador. No curso de Mestre, será ministrada aula teórica com os seguintes pontos:
- Simbologia e abreviaturas usadas nas cartas náuticas brasileiras
- Navegação estimada e costeira
- Instrumentos náuticos
- Operação dos sistemas de navegação por satélite
- Noções sobre estabilidade e flutuabilidade de uma embarcação
- Conhecimento e utilização das marés na navegação
- Conhecimento e uso da Carta Náutica e publicações de auxílio à navegação
- Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais sonoros e luminosos
- Conceitos básicos de funcionamento e utilização do radar na navegação
- Conceitos básicos de funcionamento e utilização do ecobatímetro
- Meteorologia
- Problemas de navegação costeira e estimada com utilização da carta e publicações náuticas
- Comunicações na navegação costeira
- Conhecimento básico do funcionamento do EPIRB e AIS
- Conhecimento básico sobre sobrevivência no mar
- Conhecimento básico da Lei no 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário – LESTA e das infrações preconizadas na RLESTA – Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Decreto no 2.596/1998).
- Noções de sobrevivência no mar
- Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar – RIPEAM-72 (especialmente regras de manobra e preferência)
Capitão Amador – CPA
A categoria Capitão-Amador é a que proporciona maior e mais aprofundado aprendizado para navegação, portanto, é necessário que o amador já seja devidamente habilitado como Mestre-Amador.
As aulas ministradas para a categoria Capitão-Amador abordarão os seguintes pontos:
- Navegação Astronômica.
- Navegação Eletrônica.
- Estabilidade.
- Meteorologia e Oceanografia.
- Comunicações.
- Sobrevivência no Mar.
- Carta náutica e publicações de auxílio à navegação.
IMPORTANTE! Como mencionado anteriormente, para o perfeito entendimento das técnicas citadas acima, é necessário o conhecimento de todas as técnicas das outras categorias.
O amador habilitado na categoria Capitão estará apto à condução de barcos a vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa.
Motonauta – MTA
O curso de motonauta segue os mesmos moldes do curso de Arrais-Amador.
- Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo.
- Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”
- Primeiros Socorros
- Conhecimento básico da Lei no 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário – LESTA e das infrações preconizadas na RLESTA – Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Decreto no 2.596/1998).
- Noções de sobrevivência no mar
- Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar – RIPEAM-72 (especialmente regras de manobra e preferência)
- Manobras de condução, aproximação e afastamento da margem/praia
- Meteorologia: Noções de meteorologia
Veleiro – VLA
Para a categoria veleiro não há exame. Clubes geralmente habilitam para velejar em caráter de lazer ou competição e emitem as listas de aprovados para a marinha. O amador que possui habilitação na categoria veleiro está apto à navegação interior em monotipos sem propulsão a motor.
A habilitação na categoria veleiro pode ser feita à partir dos 8 anos de idade e os pais respondem acerca das questões legais sobre o uso do barco.
Onde tirar Arrais Amador e Motonauta em São Paulo?
Contate a Porthos Náutica, escola recomendada, através do WhatsApp (11) 9.1844-2362 e confira condições e turmas.
Autor: Cap. Capoo Polacco – Porthos Náutica
Redação: Estrela Náutica
Fonte: Marinha do Brasil