Suzuki lança os primeiros motores de popa de 115 e 140 hp drive-by-wire

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A Suzuki afirma que os seus novos motores de popa de 115 e 140 hp são os primeiros da sua classe a oferecer todas as vantagens da tecnologia drive-by-wire.

Tradicionalmente, os motores de popa de tamanho médio são controlados por cabos que empurram fisicamente o acelerador e os atuadores de mudança de marcha conforme você move a alavanca (geralmente por meio de cabos de aço revestidos).

Com a tecnologia drive-by-wire, muitas vezes chamada de fly-by-wire, os controles do acelerador e das mudanças enviam sinais eletrônicos por fios que instruem os componentes eletrônicos do motor a obedecer às suas ordens.

É um sistema comumente usado em potentes motores internos e cada vez mais em motores de popa de 200 hp ou mais. No entanto, esta é a primeira vez que ele foi pensado para motores de popa de menos de 150 hp.

drive-by-wire torna o aparelhamento mais fácil pelos fabricantes, que só precisam encaminhar os fios em vez de traçar um lance de cabo que ficará preso se dobrado com muita força. Mas talvez o mais importante para o usuário final, o resultado é um acelerador preciso e super suave e controles de mudança de marcha.

Por mais importantes que sejam essas mudanças, há uma série de outras melhorias. Uma taxa de compressão atualizada de 10,6: 1 ajuda esses novos motores de popa de 2.0 litros a alcançar melhor velocidade máxima e aceleração, melhorando a eficiência térmica. A eficiência do combustível também foi aumentada em comparação com os modelos DF115A e DF140A existentes da Suzuki.

Suzuki diz que os testes de fábrica demonstraram uma eficiência de combustível de 5% a 7% melhor para o DF140BG em velocidades de cruzeiro intermediárias a altas. O novo DF115BG demonstrou até 5% a 6% melhor eficiência de combustível em velocidade de cruzeiro.

Um alternador de 40 A em ambos os modelos visa oferecer melhor desempenho e carregamento da bateria em baixas velocidades de marcha lenta – ideal para embarcações com muitos eletrônicos.

E uma carenagem redesenhada incorpora uma nova estrutura de entrada de ar com separação de água aprimorada e um sistema silenciador/ressonador para atenuar os ruídos do motor e fornecer uma experiência de navegação mais agradável em todas as velocidades do motor.

A Suzuki também tornou possível substituir o filtro de óleo simplesmente removendo a tampa superior do motor, facilitando a manutenção de rotina. Um novo coletor de derramamento de óleo em torno da montagem do filtro de óleo permite que você troque o filtro sem bagunçar. A Suzuki também adicionou um Filtro de Combustível com Detecção de Água de fácil acesso para ajudar a proteger o motor contra combustível contaminado.

Eles estão disponíveis em comprimentos de eixo de 508 mm (L) e 635 mm (X) e estarão disponíveis para pedido no final deste ano. Os preços dos novos motores ainda não foram anunciados.

Fonte: nautica.com.br